segunda-feira, dezembro 14, 2009

Telemóveis destes é que era

Carregar baterias de celulares com energia solar não é uma grande novidade, mas Liu Hsiang-Ling, estudante da Universidade Nacional de Ciência de Taiwan, desenvolveu um projeto diferente do que estamos acostumados a ver.

A ideia de Liu consiste em um celular com um carregador externo de bateria. Os projetos usuais em geral têm carregadores internos, o que diminui a eficácia da recarga. Além disso, o aparelho é levemente arqueado e possui uma tecnologia que permite que ele seja fixado ao vidro de uma janela, por exemplo, para que possa absorver melhor a energia do Sol.

A estudante disse que a inspiração veio da necessidade de carregar seu celular enquanto dirigia.





























http://colunas.globorural.globo.com/bloggloborural/2009/12/04/recarregue-seu-celular-na-janela/

+

Atualmente, celulares movidos a energia solar estão no centro das atenções, como já mostramos aqui. Entretanto, mesmo esses produtos, tidos como “mais verdes”, trazem problemas ambientais: a energia utilizada para fabricá-los é três vezes maior do que a energia gasta para operá-los em dois anos, tempo médio de uso de desses aparelhos. A solução poderia ser usar os eletrônicos por mais tempo. Mas como resistir aos constantes lançamentos?

Pois o designer londrino James Barber teve uma ideia: criar um celular cujos equipamentos internos podem ser trocados à medida que novas tecnologias surgem. E o melhor: a carcaça do aparelho é composta por 85% de materiais recicláveis. O celular foi pensado para durar cinco anos. Depois disso, é só desmontá-lo – é possível reduzi-lo a migalhas - e encaminhar seus restos à reutilização. Um novo modelo de consumo para o mercado de celulares, que o meio ambiente certamente agradece.



















































































http://colunas.globorural.globo.com/bloggloborural/2009/12/14/este-celular-se-auto-destruira-em-5-anos/

0 Comentários: